A sete meses do início da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP), a cidade de Belém (PA) conta com pouco mais de 36 mil leitos para hospedagem, distribuídos entre hotéis, aluguel por temporada e navios de cruzeiro.
A capital sediará a cúpula de chefes de Estado, nos dias 6 e 7 de novembro, e a programação oficial da COP, entre 10 a 21. Até lá, a organização planeja ampliar a oferta de leitos para mais de 50 mil.
O total de 36.015 leitos estão divididos da seguinte forma:
- 15.256 em aluguéis de temporada;
- 2.005 em hotéis de pequeno porte;
- 6 mil em navios de cruzeiro.
Outros 9.877 leitos estão em construção, incluindo novos hotéis, motéis, hostels e alojamentos. Nas próximas semanas, o governo deve lançar uma plataforma online com o objetivo de centralizar as reservas e garantir mais segurança aos participantes do evento.
“É muito importante essas e outras ações que estão em desenvolvimento. Nesse esforço com a rede hoteleira, conseguimos avançar bastante no que entendemos que podemos fazer em conjunto e de comum acordo, dentro de uma lógica preventiva, para viabilizar uma das melhores COPs realizadas em todos os tempos”, afirma o secretário-extraordinário para a COP30, Valter Correia.