O nível do mar pode subir até 1,9 metro nos próximos 75 anos, de acordo com uma pesquisa da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, o que ameaçaria diversas cidades que fazem parte do litoral de Santa Catarina, incluindo a região da Grande Florianópolis. O alerta, publicado em janeiro deste ano, leva em consideração o cenário em que as emissões de carbono continuam em alta.
De acordo com a ferramenta de avaliação de riscos costeiros da organização Climate Central, se a Antártida perdesse gelo suficiente para que o nível do mar subisse 1,9 metro, toda a costa da Ilha de Santa Catarina sofreria algum tipo de efeito. Os locais mais afetados seriam os bairros do Norte da Ilha, incluindo Daniela, Jurerê, a Estação Ecológica de Carijós, Vargem Pequena, Recanto dos Açores, Ratones, Cachoeira do Bom Jesus, Vargem de Fora e Vargem do Bom Jesus.
A Barra da Lagoa também seria drasticamente atingida, com o território sendo tomado pela água em quase 50%. A região do Carianos e da Tapera também seriam inundadas.
Leia a reportagem completa em NSC Total, parceiro do Metrópoles