Após se refugiar na Embaixada do Brasil em Lima, antes que a Justiça decretasse 15 anos de prisão, a ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, chegou a Brasília nesta quarta-feira (16/4). Esposa do ex-presidente Ollanta Humala, ela solicitou asilo diplomático ao Brasil e foi trazida ao país em um avisão da Força Aérea Brasileira (FAB) deslocado pelo governo federal.
Entenda
- O pedido de asilo foi feito com base na Convenção sobre Asilo Diplomático de 1954, tratado assinado tanto pelo Brasil quanto pelo Peru. Segundo o governo peruano, os dois países mantêm contato para tratar da situação.
- O pedido de asilo ocorreu no mesmo dia em que a Justiça peruana condenou Nadine Heredia e seu marido, Ollanta Humala, a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro.
- O casal foi considerado culpado por receber, de forma ilegal, recursos da construtora brasileira Odebrecht e do governo da Venezuela para financiar as campanhas presidenciais de Humala em 2006 e 2011.
Nadine Heredia chegou a Brasília por volta das 12h (horário de Brasília), na Base Aérea da capital.
Em nota, o governo peruano havia informado sobre a comunicação entre o Brasil e o Peru: “Ambos os governos estão em comunicação constante sobre esta situação”.
Ollanta Humala, que governou o país entre 2011 e 2016, é o segundo ex-presidente peruano a ser condenado por envolvimento no escândalo de corrupção da empreiteira brasileira. A defesa do ex-presidente anunciou que irá recorrer da sentença.