A lendária banda Scorpions desembarca em Brasília nesta quarta-feira (16/4) para um show no festival Arena of Rock, que celebra os grandes nomes do rock mundial. A apresentação tem um sabor especial: marca o reencontro da banda com o público brasiliense após 15 anos e integra a turnê que comemora os 60 anos de estrada do icônico grupo alemão.
Em entrevista ao Metrópoles, os integrantes do Scorpions celebraram os 60 anos de carreira e adiantaram o que os fãs brasilienses podem esperar do show. Para o vocalista Klaus Meine e os guitarristas Rudolf Schenker e Matthias Jabs, rodar o mundo com essa turnê comemorativa é uma forma especial de marcar a trajetória da banda e retribuir o carinho do público.
“Estamos orgulhosos de estar aqui depois de todos esses anos. Continuamos arrasando no mundo e voltar para a América Latina, voltar para o Brasil, onde sabemos que temos muitos fãs, vai ser uma grande celebração, uma ótima maneira de começar este ano para agitar este aniversário [de carreira]”, pontuou Klaus.
Show em Brasília
Em solo brasiliense, o Scorpions será a atração principal do festival Arena of Rock, dividindo o lineup com nomes de peso como Judas Priest, Europe e Kisser Clan. Segundo o guitarrista Matthias Jabs, a banda dedicou atenção especial à escolha das músicas que vão compor o setlist da noite.
“Estamos tentando refletir os 60 anos de história musicalmente também, então começamos a cavar na história dos anos 70, 80, 90 e o agora”, destacou.
Já o vocalista Klaus Meine adiantou que clássicos como Gas In The Tank, The Zoo, Make it Real, Crossfire, I’m Leaving You e Rock You Like a Hurricane estão garantidos no repertório. Hits dos álbuns Love at First Sting e Rock Believer também fazem parte da seleção, que promete agradar tanto os fãs de longa data quanto o público mais jovem.
60 anos de carreira
Ao longo das décadas, o Scorpions também acompanhou de perto as transformações no perfil do público. Muitos fãs que cresceram ouvindo a banda seguem fiéis, mas, hoje, a maior parte da plateia é formada por jovens de 16 a 25 anos. Para o guitarrista Rudolf Schenker, o YouTube e as redes sociais foram fundamentais para essa renovação.
“Não estamos tocando mais só para os fãs antigos, mas também para uma nova geração, porque a música é atemporal. E essa é a grande descoberta ao celebrarmos os 60 anos do Scorpions: nossa música continua atravessando gerações, e isso é fantástico. Por causa das redes sociais, nossa base de fãs segue crescendo ao redor do mundo”, afirmou.
A mudança é visível durante as apresentações, como destaca o vocalista Klaus Meine. “Dá para perceber claramente nos shows: na frente do palco estão os jovens, e um pouco mais atrás, os fãs que nos acompanham há 30, 40 anos. É um grande privilégio tocar para três gerações ao mesmo tempo”, completou.

Turnê
Em solo brasileiro, a banda se apresentará três vezes no mês de abril. No dia 16, eles sobem ao palco no Arena of Rock na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília; no dia 19, se apresentam no Monsters of Rock no Allianz Parque, em São Paulo; e em 21 de abril fazem um show no Qualistage, no Rio de Janeiro.
Serviço
Arena o16f Rock
16 de abril de 2025, na Arena BRB Mané Garrincha – Brasília/DF. Atrações confirmadas: Scorpions, Judas Priest, Europe e Kisser Clan. Ingressos estão disponíveis no site da Bilheteria Digital. Não recomendado para menores de 14 anos.