Para os brasileiros, o principal rival de Ainda Estou Aqui no Oscar 2025 é Emilia Perez. Enquanto isso, os americanos se preocupam em vingar Demi Moore, que pode levar a sua primeira estatueta dourada após 40 anos de carreira, por sua atuação em A Substância. Um dos indicados na maior premiação do cinema, no entanto, Anora é “ignorado” por parte do público e da grande mídia, mesmo concorrendo em seis categorias, inclusive a de Melhor Filme do ano.
Dirigido por Sean S. Baker, Anora acompanha uma jovem stripper do Brooklyn, que conhece o filho de um oligarca russo na boate em que trabalha. Os dois engatam um improvável romance e Anora vive uma história de Cinderela contemporânea por alguns dias.
Em Las Vegas, o casal resolve consumar o relacionamento intempestivo e se casa de forma impulsiva. Quando a notícia do casamento chega à Rússia, o conto de fadas é rapidamente ameaçado: os pais do jovem partem para Nova York com a irredutível intenção de anular o matrimônio.
O longa, protagonizado por Mikey Madison, ganhou destaque em premiações mundiais ao levar a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, no ano passado, e o Critics Choice Awards de Melhor Filme.
O público e a grande mídia, por sua vez, notou o potencial de Anora e a possibilidade de seu sucesso no Oscar quando o filme levou para casa o Prêmio do Sindicato dos Produtores (PGA) e o Prêmio do Sindicato dos Diretores (DGA), os dois maiores prêmios dos sindicatos.
Como forma de comparação, 14 filmes venceram as duas premiações desde 2005. Apenas três desses não levou um prêmio na categoria principal da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
O sucesso “fantasma” de Anora
Lançado oficialmente no Festival de Cannes em maio de 2024, Anora chegou aos cinemas americanos apenas em 18 de outubro. No Brasil, a estreia ocorreu ainda mais tarde, em 23 de janeiro deste ano.
Para Miriam Spritzer, repórter de cultura e entretenimento em Nova York e jurada do Globo de Ouro, a longa campanha do filme pode ter contribuído para sua perda de fôlego na corrida pelo Oscar. “Anora começou muito cedo. Chamou atenção muito cedo nessa grande corrida do Oscar. Em Cannes, era a grande promessa do cinema do ano, as pessoas que assistiram amaram, a crítica amou, e as pessoas esquecem. Deixa de ser novidade.”
O crítico de cinema Bruno Carmelo, do site Meio Amargo, concorda e acrescenta que o atraso no lançamento no Brasil pode ter influenciado a menor repercussão do filme por aqui. “Anora seria lançado no Brasil logo depois da Mostra de São Paulo, mas em outubro do ano passado acharam que seria melhor lançar perto do Oscar.” Apesar disso, ele garante que a produção não perdeu relevância para a crítica especializada.
E o Oscar?
Para os cinéfilos de plantão e ansiosos para a grande premiação do cinema mundial, Anora chamou atenção após levar uma série de prêmios e desbancar favoritos como A Substância e Emilia Perez no prêmio da Academia Britânica de Cinema, o BAFTA.
Mikey Madison foi eleita a atriz favorita pela academia da premiação, deixando Demi Moore (A Substância) e Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez) para trás. Fernanda Torres não foi indicada como Melhor Atriz, enquanto Ainda Estou Aqui perdeu a categoria Melhor Filme Estrangeiro para Emilia Pérez.
Já no Oscar 2025, Anora concorre nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Montagem. Desta seis, Anora disputa em duas com o longa de Walter Salles: Melhor Filme e Melhor Atriz.
Além disso, Mikey também pode se destacar no SAG Awards, que acontece neste domingo (23/2). O longa disputa três categorias. Melhor Elenco de Filme, Melhor Atriz em Filme e Melhor Ator Coadjuvante em Filme.
“A vitória da Mikey Madison no BAFTA e uma possível vitória no SAG pode indicar que a atriz vai ter vantagem na premiação do cinema. A corrida do Oscar é uma corrida muito longa e se favorece de bons discursos. Quem vota no Oscar é quem trabalha na indústria”, opina Miriam, lembrando do discurso comovente de Madison no BAFTA.
Na ocasião, a atriz citou questões sociais e dedicou sua vitória para as profissionais do sexo. “Eu sempre serei uma amiga e aliada. Incentivo as outras pessoas a serem também”, disse.
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Spritzer finaliza: “É um ano muito interessante de indicações. Temos duas atrizes estrangeiras indicadas, Fernanda Torres e Karla Sofía Gascón. Temos a Cynthia Erivo, uma atriz negra, britânica, de musical. Temos o comeback histórico da Demi Moore. Mas não dá para dizer que Mikey Madison não merece“.
Vale lembrar que o SAG é a última grande premiação do cinema antes da Academy Awardsrevelar os vencedores do Oscar, em 2 de março. No entanto, Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui não disputam nenhuma categoria do Screen Actors Guild 2025.
“Anora certamente tem mais chances de vencer Ainda Estou Aqui na categoria de Melhor Filme, mas isso não significa que não possamos ser surpreendidos — lembrem-se de Parasita, em 2020. Da mesma forma, Mikey Madison, impressionante em vários aspectos, pode desbancar Fernanda, mesmo com a brasileira tendo alcançado, nesta campanha, um patamar inédito para o cinema nacional”, destaca Luiz Joaquim, crítico e curador do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).