A jornalista Andreza Matais passa a integrar o time de colunistas do Metrópoles. Com passagem por grandes veículos brasileiros, comandará uma coluna especializada em jornalismo investigativo. Ela também vai fazer comentários e análises em vídeos.
Experiente profissional, foi colunista de política, repórter de investigação do Estado de S. Paulo, da Folha de São Paulo e do UOL. Recebeu durante a carreira dois prêmios Esso, quatro vezes o Prêmio Latinoamericano de Periodismo de Investigación, além de dez premiações dos jornais em que trabalhou.
É mestre em política e história pelo CPDOC/FGV. Sua dissertação produziu um manual sobre como a imprensa deve cobrir governos autoritários.
Como editora-executiva de política do Estadão, a equipe sob seu comando revelou o orçamento secreto, as joias de Bolsonaro, a corrupção de pastores no MEC e corrupção do ministro Juscelino, que levou a demissão do ministro, entre outros dos maiores escândalos do País nos últimos quatro anos.
No UOL, foi coautora da reportagem que revelou ilegalidades no Pé-de-Meia, programa de maior orçamento do governo Lula. A série levou o TCU a paralisar o pagamento da mesada aos alunos e obrigar o governo a retirar o sigilo dos dados.