O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), defendeu papel de destaque à capital do estado do Amapá durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Conforme a proposta, Macapá funcionaria como “subsede” do evento.
Em reunião com o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP 30, Alcolumbre destacou que o estado tem 97% de cobertura vegetal primária preservada e 73% do território sob proteção ambiental.
“Somos um exemplo de cuidado com o meio ambiente. Já oferecemos à humanidade uma das maiores contribuições ambientais do que qualquer estado da nossa Federação e, por isso, temos voz ativa para participar de um evento sobre mudanças climáticas”, afirmou.
O governador do Amapá, Clécio Luis, participou de forma remota e reforçou o pedido feito por Alcolumbre. “Não pode ser a COP da Amazônia se não tiver os estados da Amazônia. Macapá pode ser subsede e apoiar Belém, nossa cidade-irmã”, pontuou.
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30, ocorrerá em Belém (PA), em novembro. Durante o evento, a capital paraense receberá chefes de Estado e delegações de todo o mundo para distutir alternativas à mudança climática.