spot_imgspot_img
More
    spot_imgspot_img
    HomeBrasilAlckmin celebra “maior avanço” em negociação com os EUA

    Alckmin celebra “maior avanço” em negociação com os EUA

    -

    O presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou, nesta sexta-feira (21/11), que a recuo das tarifas impostas a produtos brasileiros exportados pelos Estados Unidos “foi o maior avanço nas negociações” entre os dois países, e que o trabalho continua.

    “Nós continuamos otimistas e o trabalho não terminou. Ele avança e, agora, diria que com menos barreiras. Nós avançamos bastante”, disse Alckmin.

    Nessa quinta-feira (20/11), a Casa Branca revogou as taxas de 40% impostas sobre 238 produtos agrícolas, entre eles, a carne bovina, café, frutas, vegetais e fertilizantes. Por outro lado, ficaram de fora itens como máquinas e implementos agrícolas, veículos e autopeças, aço e derivados siderúrgicos, produtos químicos específicos, têxteis e calçados.

    Leia também

    Segundo o vice-presidente, apesar da decisão, 22% dos produtos brasileiros vendidos ao país norte-americano ainda estão sujeitos às taxas de exportação. A medida passa a valer de forma retroativa, para produtos comprados a partir de 13 de novembro de 2025. Assim, exportações taxadas após esta data serão reembolsadas.

    Questionado sobre o que o governo brasileiro negociou com os EUA para a redução das tarifas, Alckmin pontuou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “não colocou tema proibido” e “sempre orientou diálogo e negociação”.

    “O que o presidente Lula colocou, não tem tema proibido. O Brasil é sempre aberto. Você tem temas tarifários e tem temas não tarifários. Então, temas não tarifários, você tem Redata, que é data center. […] O Brasil tem energia abundante e renovável, terras raras, big techs… você tem toda uma pauta de conversa”, citou.

    O presidente em exercício também destacou que Trump, na ordem executiva que autorizou a redução nas tarifas, citou o “bom diálogo” que teve com o presidente Lula. Em outubro, os dois líderes tiveram uma reunião para dar inicío às negociações sobre o tarifaço na Malásia.

    Segundo Alckmin, ainda não há previsão de um novo encontro entre o petista e o republicano.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    spot_imgspot_img

    ÚLTIMAS NOTICIAS