Um homem, identificado como Vander Carlos Thomaz (foto em destaque), foi preso nessa quarta-feira (26/3) por suspeita de aplicar golpe de “falsa ajuda” a idosos que realizam saques em agências bancárias. O suspeito, que estava foragido, foi capturado em Ricardo de Albuquerque, na zona norte do Rio de Janeiro.
Segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ), havia sete mandados de prisão em aberto contra o homem e, durante a ação, os agentes também resgataram os filhos do suspeito, que foram levados à força pelo pai.
A mãe das crianças, que realizou um boletim de ocorrência na delegacia após o desaparecimento das crianças, afirmou que Vander invadiu a sua residência e a agrediu fisicamente com um pedaço de pau de cana.
Diante disso, o suspeito levou os dois filhos do casal, que estavam desaparecidos desde então.
“Durante a investigação, nós conseguimos descobrir que, além da prática desses crimes, ele também tinha realizado a subtração de dois menores, que seriam filhos dele com a ex-mulher. Ele retirou essas crianças de forma irregular e mediante o uso da força”, explicou o delegado Ricardo Barbosa.

As investigações apontam que o criminoso e uma comparsa, identificada como Adriele Morais da Silva, aplicavam golpes de “falsa ajuda” contra idosos em agências bancárias.
Ainda segundo a corporação, Vander, conhecido popularmente como “Cabelinho”, possuía mais de 25 anotações criminais pelo mesmo tipo de crime só no estado do Rio de Janeiro. O acusado também foi autuado por subtração de incapazes.
Vander não ofereceu resistência à abordagem e foi levado para a 41ª Delegacia Policial do Tanque, diz a PCRJ. Além disso, as crianças foram entregues à mãe, que esteve na delegacia para reencontrá-las.
O suspeito foi encaminhado à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), onde está à disposição da Justiça.