A influenciadora Maira Cardi, 41, revelou em suas redes sociais nesta quinta-feira (2/1) que sofreu um aborto espontâneo. Em uma publicação acompanhada do vídeo do exato momento que recebeu a notícia, Maira compartilhou a dor de perder o bebê e agradeceu pelo apoio dos fãs. “O corpo é perfeito e Deus sabe de todas as coisas”, declarou ela, que já é mãe de dois filhos.
Grávida há um mês, a influenciadora já havia compartilhado em vídeos recentes que estava tendo sangramentos recorrentes desde a véspera de Natal e que o sangue estava ficando com cor mais intensa. Além disso, ela sentiu cólicas pontuais e tontura.
Os abortos espontâneos são comuns, especialmente no primeiro trimestre da gestação, e podem ser causados por diversos fatores. As razões mais frequentes incluem anomalias genéticas no embrião, especialmente em mulheres que já passaram dos 40 anos.
Segundo o ginecologista Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana e diretor clínico da clínica Mater Prime, em São Paulo, os óvulos de mulheres mais velhas são mais propensos a ter alterações na quantidade de cromossomos que tornam o feto incompatível com a vida.
“Especialmente se a mulher já teve uma gestação anterior, a principal causa para abortos são as alterações cromossômicas do embrião. Um embrião normal possui 23 pares de cromossomos. Quando esse número se altera, para cima ou para baixo, o aborto pode acontecer e essa falha ocorre com mais frequência quando a mulher engravida em idade mais avançada”, diz ele.
Outras causas possíveis para abortos espontâneos
As alterações cromossômicas não são a única causa possível de abortos. Também entram na conta problemas no útero e até condições de saúde da mãe, como diabetes não controlada ou infecções. O estresse excessivo e hábitos como tabagismo também podem contribuir para o risco de perda gestacional.
Em casos de mulheres que têm abortos recorrentes, é mais comum que a causa esteja em problemas de inflamações no útero. A inflamação persistente da mucosa endometrial (folículos que revestem o útero) acomete duas a cada três mulheres que têm casos de repetidas falhas de implantação em fertilizações in vitro ou abortos de repetição. As causas podem ir de infecções bacterianas até gripes mal-curadas.
“Nos primeiros meses de gestação, todas as doenças são preocupantes e devem ser monitoradas. Negligenciar até mesmo uma gripe pode ser perigoso. Daí a importância de seguir corretamente o pré-natal e sempre comunicar o seu médico caso haja alguma alteração na sua saúde, por menor que seja”, afirma o ginecologista e obstetra Carlos Moraes, da Santa Casa de São Paulo.
Aproximadamente 85% dos abortos espontâneos ocorrem durante as primeiras 12 semanas de gestação, como ocorreu com Maira.
Maíra Cardi agradece o apoio
O perfil oficial de Maíra Cardi no Instagram compartilhou uma mensagem agradecendo as mensagens de carinho e afirmou que o espaço continuaria reservado à agenda profissional da influenciadora.
“Queremos começar agradecendo todas as mensagens de carinho que temos recebido neste momento delicado. Em razão de diversos questionamentos sobre a programação previamente anunciada, gostaríamos de esclarecer: em respeito ao público que acompanha o trabalho da Maíra, decidimos continuar com a agenda profissional previamente anunciada. Porém, é importante pontuar que este perfil está sendo usado exclusivamente pela equipe para fins profissionais e, por isso, não abordaremos questões pessoais neste espaço”, informou.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!