O governo federal vai investir R$ 100 milhões em um programa para levar internet móvel a comunidades onde não existe cobertura de telefonia celular. Intitulada Cidades Conectadas, a iniciativa será executada pelo Ministério das Comunicações e tem lançamento previsto para este mês.
A ideia é que habitantes de 115 áreas de difícil acesso tenham conexão gratuita em seus dispositivos móveis até que sejam instaladas estruturas de telefonia capazes de oferecer o serviço em locais remotos. De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o sinal será distribuído por um equipamento desenvolvido pela Telebras.
“Vamos levar inclusão digital e combater desigualdades regionais, permitindo que a população tenha acesso a serviços públicos e privados por meio da internet, além de informações e oportunidades geradas pela economia digital. Para isso, criamos um equipamento da Telebras que vai receber internet banda larga via satélite e distribuir para a comunidade como sinal de celular”, disse o ministro.
Para viabilizar o serviço, 600 chips serão distribuídos a moradores dessas localidades remotas, que terão acesso ao sinal transmitido pela antena móvel da Telebras. A previsão é de que 20 pontos comecem a receber o sinal em março, nos estados da Bahia, Maranhão, Paraíba, Rondônia e Tocantins.
A MCom planeja concluir a instalação dos pontos nas 115 localidades beneficiadas até o final do ano. Os equipamentos ficarão nos locais escolhidos até que eles recebam a cobertura de uma operadora de telefonia móvel.