spot_img
More
    spot_img
    HomeBrasilDaniel Silveira pede ao STF “saidinha” temporária na Páscoa

    Daniel Silveira pede ao STF “saidinha” temporária na Páscoa

    -

    A defesa do ex-deputado federal Daniel Silveira pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorização para que ele deixe temporariamente o regime semiaberto e visite a família durante o feriado da Páscoa.


    Entenda o caso

    • Condenado a 8 anos e 9 meses de prisão, Silveira cumpre pena em regime semiaberto.
    • Atualmente, o ex-deputado se apresenta diariamente à Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, em Magé (RJ).
    • Defesa pediu a liberação dele no período da “saidinha” de Páscoa.

    O pedido foi apresentado na noite dessa sexta-feira (28/1). Condenado a 8 anos e 9 meses de reclusão, Silveira está em processo de ressocialização e mantém comportamento exemplar, segundo a defesa.

    “O requerente não representa risco à ordem pública, pois sempre teve um bom comportamento na vida pública, tendo sido novamente conduzido ao regime semiaberto, frisa-se por dupla interpretação que levaram a erro de orientação, sem nenhuma culpa ou dolo, ou desobediência”, argumenta a petição assinada pelo advogado Michael Robert.

    Silveira cumpriu 3 anos da pena imposta pelo STF e, de acordo com os advogados, não tem faltas disciplinares e mantém conduta carcerária adequada. A defesa sustenta que a saída temporária tem o propósito de permitir que ele visite a mãe, as filhas e a companheira.

    O pedido ainda não foi analisado por Moraes, que deverá encaminhar o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR) para emissão de parecer.

    Idas e vindas

    Silveira voltou à prisão às vésperas do Natal do ano passado, após descumprir medidas judiciais, como o uso da tornozeleira eletrônica e a proibição de acessar redes sociais.

    O ex-deputado foi condenado em abril de 2022, por ampla maioria no STF, a 8 anos e 9 meses de prisão, além do pagamento de R$ 192,5 mil em multa, pelos crimes de tentativa de impedir, com violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer Poder da União ou dos estados, e por coação no curso do processo. Ele também se tornou inelegível por oito anos.

    Ainda em abril de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu indulto presidencial a Silveira, anulando a pena. No entanto, em 2023, o STF derrubou o indulto e determinou a prisão imediata do ex-deputado, argumentando que a medida era inconstitucional.

    Recentemente, a defesa de Silveira voltou a pedir a concessão de um novo indulto, mas o pedido foi negado por Moraes, decisão que gerou críticas por parte dos advogados do ex-parlamentar.

    Willian Carvalho de Menezes
    Willian Carvalho de Menezes
    Jornalista Profissional (0014562/DF) e fotojornalista com 20 anos de experiência na cobertura de fatos que marcaram o Distrito Federal e o Brasil. Atualmente estou à frente do portal Clique DF, onde combino meu olhar jornalístico com a sensibilidade da fotografia para informar com responsabilidade, profundidade e compromisso com a verdade.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,400SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts