O Metrópoles conversou com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri. Na entrevista, ele falou sobre questões como o compartilhamento de postes e a fiação emaranhada, que incomoda moradores de diversas cidades do país, a chegada de novas empresas de internet via satélite no Brasil – o que vai acabar com o monopólio da Starlink no Brasil – e sobre a chegada do 6G.
Baigorri defendeu a responsabilização das redes sociais e de marketplaces, como Amazon e Mercado Livre, por crimes cometidos nas plataformas. “Não faz sentido nenhum você ter uma atividade econômica extremamente significativa, extremamente relevante para a sociedade, para a nossa economia, e dizer que não existe responsabilidade nenhuma”, afirmou.
O presidente da Anatel também falou sobre a taxação de big techs. A cobrança, que deve virar tema de consulta pública ainda em 2025, começou a ser discutida após operadoras de telecomunicação apontarem que “quatro ou cinco empresas” ocupam “80% da rede”.
Baigorri ainda apontou os esforços da agência desafios na ampliação da conectividade para áreas rurais e rodovias. E sobre as ações para evitar chamadas indesejadas de telemarketing.