A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu um homem suspeito de arremessar um gato da janela de um apartamento, em Samambaia, durante a madrugada dessa quinta-feira (20/2).
O animal foi socorrido pelos vizinhos e levado para uma clínica veterinária, onde está sendo cuidado. O investigado também é suspeito de ter envenenado um outro felino. Ele teria, também, enterrado outros dois gatos, em um terreno baldio perto do prédio onde mora.
A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/CEPEMA) recebeu a denúncia de maus-tratos por uma ocorrência registrada pela delegacia eletrônica. Durante a Operação Felicide, os agentes constataram o crime com base em imagens do circuito de segurança do prédio.
Os policiais civis foram até o local e, quando entraram no apartamento, constataram a insalubridade do imóvel. O apartamento tinha lixo acumulado, paredes e teto danificados. Apenas um filhote de gato foi localizado vivo no ambiente.
Para os agentes, o homem disse que tinha apenas um gato e que os demais tinham morrido. Ao ser confrontado com imagens do animal resgatado, ele reconheceu que o pet é dele.
Veja os vídeos da Operação Felicide:
O delegado-chefe da DRCA, Jonatas Silva, disse que a tela da janela do apartamento foi cortada pelo tutor antes de os animais morrerem de forma suspeita. O ambiente encontrado pelos policiais é descrito como insalubre. “O imóvel estava repleto de lixo, extremamente sujo. No interior, havia gato filhote, sem comida, sem água e infestado por pulgas”, relatou. Veja o vídeo do delegado:
Durante as buscas, o morador relatou que outro gato dele tinha morrido envenenado. Ele também indicou à equipe policial os locais onde estavam enterrados dois felinos. O homem foi autuado por crime de maus-tratos.
Casos de maus-tratos podem ser comunicados pelos canais oficiais da PCDF, como o telefone 197 ou WhatsApp (61) 98626-1197.