spot_img
sábado, 22 fevereiro, 2025
More
    spot_img
    HomeSaúdeChá de valeriana: conheça os benefícios da bebida e veja como consumir

    Chá de valeriana: conheça os benefícios da bebida e veja como consumir

    -

    Famoso por ter propriedades medicinais, calmantes e sedativas, o chá de valeriana é uma das alternativas mais conhecidas para relaxar de forma natural em meio à correria do dia a dia. A bebida feita a partir da raiz da planta valeriana officinalis é grande aliada para quem busca melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse.

    “A raiz da valeriana officinalis contém compostos bioativos que atuam principalmente no sistema nervoso central, modulando a atividade neuronal e promovendo relaxamento”, explica a nutricionista Carla de Castro, da clínica Sallva, em Brasília.


    Compostos bioativos do chá de valeriana

    O chá de valeriana não é uma fonte significativa de nutrientes como vitaminas ou minerais. Os efeitos dele são atribuídos principalmente a compostos bioativos:

    • Ácido valerênico: é o responsável pela ação na modulação dos receptores de GABA no cérebro, reduzindo a estabilidade neuronal e promovendo um efeito calmante.
    • Valepotriatos: compostos que têm propriedades ansiolíticas e sedativas, que ajudam na regulação do estresse.
    • Alcaloides e flavonoides: protegem o cérebro contra o estresse oxidativo, que também pode estar relacionado aos transtornos neurodegenerativos, além de ter efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

    Benefícios do chá de valeriana

    A bebida feita a partir da planta de valeriana é conhecida há séculos pelas propriedades medicinais e é usada para diferentes propósitos terapêuticos, como:

    Melhora na qualidade do sono

    Devido ao ácido valerênico, a bebida promove efeito calmante e sedativo, fazendo com que a pessoa relaxe e tenha uma melhor noite de sono. Essa ação também serve para quem tem alterações no ritmo circadiano e não consegue pegar no sono à noite.

    Alívio nos sintomas de estresse e tensão

    O chá age no sistema nervoso central, aumentando a produção de GABA (ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor que promove relaxamento e reduz a atividade cerebral excessiva, acalmando a mente, além de aumentar a paciência ao reduzir a irritabilidade e a ansiedade.

    “O mais interessante é que o chá não causa dependência química. Ao invés do paciente tomar um remédio para dormir, ele pode usar valeriana. Claro que, por ser um chá, não vai ter ação igual para todo mundo, mas ele pode ser usado antes de entrar com medicamento para testar a resposta em cada pessoa”, conta Carla.

    Imagem de chá de valeriana feito a partir da raiz seca da planta - Metrópoles
    Chá de valeriana é feito com as raízes secas da planta

    Auxílio nos sintomas da TPM e da menopausa

    O ácido valerênico pode ajudar as mulheres na estabilidade emocional durante a TPM, aumentando a atividade do neurotransmissor GABA no cérebro. Esse processo traz uma ação calmante e tranquilizante, ajudando a melhorar o mal humor e nervosismo.

    Já em relação à menopausa, os flavonoides presentes na composição da valeriana, como a hesperidina e a linarina, combatem as ondas de calor e suor excessivo, manifestações comuns da condição.

    Apoio no tratamento do TDAH e da hiperatividade

    “A valeriana é um dos fitoterápicos que podem ser utilizados nesse tipo de tratamento. Ela pode auxiliar na redução da impulsividade, da inquietação e hiperatividade em alguns indivíduos”, diz Carla.

    Contraindicações da bebida

    Por não possuir estudos suficientes sobre segurança, o chá de valeriana não é recomendado para gestantes e lactantes. Pessoas que tomam medicamentos sedativos, antidepressivos ou remédios para ansiedade devem ter cuidado, porque a valeriana pode interagir com os fármacos.

    “Além disso, após o consumo não é recomendado realizar atividades que dependem muito do processo cognitivo de atenção e foco, como dirigir ou operar máquinas, pois pode causar sonolência”, alerta o nutricionista Guilherme Rodrigues, do grupo Mantevida, em Brasília.

    Formas de consumo

    A valeriana tem um cheiro forte e desagradável para algumas pessoas, que ocorre, principalmente, por conta da presença de compostos voláteis. O chá de valeriana ainda possui um um sabor mais amargo e nem todo mundo consegue tomar.

    Para amenizar o gosto forte da bebida, as principais alternativas são combinar o chá com outras ervas, como camomila, erva-cidreira ou hortelã, para melhorar o sabor e potencializar os efeitos calmantes; ou optar por cápsulas ou extratos líquidos.

    Veja como preparar o chá de valeriana

    Ingredientes

    • 1 colher de chá de raiz de valeriana seca;
    • 200 ml de água.

    Modo de preparo

    Coloque 1 colher de chá de raiz de valeriana seca em 1 xícara de 200 ml de água quente por 5 a 10 minutos. Tampe a xícara. Coe e beba de 30 a 60 minutos antes de dormir.

    Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,200SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts