O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, presenteou o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, com uma gravata especial da Corte. Em 6 de fevereiro, Barroso anunicou durante a sessão do STF o lançamento de gravatas e lenços com símbolos do STF.
As gravatas foram usadas pelos ministros presentes em plenário, e o lenço, pela ministra Cármen Lúcia, única mulher entre os 11 compenentes da Corte Constitucional brasileira.
“Faço um registro de que nós, o novo departamento STF fashion, lançamos uma gravata do STF que todos estamos usando e, para as mulheres, um lenço belíssimo”, disse Barroso.
Já na ocasião, o presidente do STF explicou que a razão real para o lançamento é retribuir presentes recebidos em vistas. “Recebemos muitas visitas ou visitamos lugares em que as pessoas nos dão presentes, e foi uma maneira gentil que encontramos de retribuir os eventuais presentes que recebemos com uma gravata com símbolo do STF e que, se permitir modéstia, ficou muito bonitinho”.
Segundo informações do STF, a gravata custou R$ 384, a unidade. Todos os dados referentes às compras do STF estão no Portal da Transparência.
Veja a fala: