O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), se reunirá com o deputado Afonso Motta (PDT-RS), que foi citado em investigação da Polícia Federal (PF) sobre o desvio de emendas parlamentares. O encontro deve ocorrer ainda nesta quinta-feira (13/2).
Ao término da reunião de líderes, Motta afirmou a jornalistas que acompanha os desdobramentos da operação deflagrada pela PF e que se reunirá com o parlamentar ainda nesta quinta.
“Os órgãos da Casa estão acompanhando para garantir que tudo seja conduzido da forma mais correta possível (…) Eu devo me reunir com ele até o final do dia”, disse o presidente da Câmara.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (13/2), a Operação EmendaFest, que busca investigar crimes de desvios de recursos públicos, corrupção ativa e passiva. A corporação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e dois mandados de busca pessoal.
Como mostrou a coluna de Fábio Serapião, do Metrópoles, um dos alvos de busca e apreensão é um assessor do deputado federal Afonso Motta (PDT-RS).
O esquema seria de supostos desvios em emendas enviadas para o hospital Ana Nery, em Santa Cruz (RS). O cumprimento dos mandados foi autorizados pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).