O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou um inquérito civil para apuração de irregularidades sanitárias pelo Supermercado Tatico. Por meio de portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (12/2), o Ministério Público da União (MPU) autorizou que a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) iniciasse a investigação.
Serão apuradas irregularidades ligadas à presença de ratos, baratas, armazenamento inadequado de alimentos e o descumprimento de normas sanitárias foi constatada em diversas unidades da empresa pela Vigilância Sanitária.
Veja:
Procurada, a Prodecon informou que pretende celebrar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o estabelecimento.
Vídeo: clientes flagram ratos filando “ceia de Natal” em mercado do DF
O Metrópoles procurou o mercado, mas, até o momento não obteve resposta. O espaço segue aberto.
“Nojento”
Na época em que os vídeos viralizaram, uma cliente que preferiu não se identificar relatou ao Metrópoles que chegou ao supermercado por volta das 21h45, acompanhada do marido, mas decidiu interromper as compras ao se deparar com a situação. “Vi um rato no corredor das rações. Foi muito nojento, desanimei de comprar lá.”
A consumidora também afirmou ter observado baratas saindo de buracos no freezer das carnes e na área de pães e bolos. “Resolvi ir embora imediatamente. Os bichinhos estavam aproveitando para fazer a ceia de Natal antecipada no mercado”, disse.
A presença de ratos e baratas em ambientes que manipulam alimentos representa um risco significativo para a saúde dos consumidores. Esses animais são conhecidos por serem transmissores de doenças, como leptospirose, salmonelose e gastroenterites, que podem ser contraídas por meio do contato direto com alimentos ou superfícies contaminadas.
Baratas também podem causar alergias e problemas respiratórios, já que liberam partículas que contaminam o ar e superfícies. A ingestão de alimentos contaminados por esses animais pode resultar em intoxicação alimentar, colocando em risco a saúde de quem consome os produtos.