A peça teatral Seis Perfis em Busca de Uma Plataforma estreia nesta quinta-feira (13/2) em Brasília. O espetáculo dirigido por Fernando de Carvalho discute os limites entre o real e o virtual, trazendo uma reflexão sobre a essência humana diante de tecnologias avançadas.
Inspirada no clássico Seis Personagens à Procura de Um Autor, a trama teatral traz seis perfis fakes que estavam abandonados na internet. Nesta ficção científica, os perfis que só existem on-line ganham um corpo real e invadem o ensaio de uma prestigiada companhia teatral.
Temas como realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial são abordados no espetáculo, de forma crítica. “São temas que estão muito pulsantes no cotidiano por conta da revolução tecnológica que a gente vem passando. É importante para o teatro comentar sobre essas tecnologias que estão modificando radicalmente nossas vidas”, analisa o diretor.
Além disso, o espetáculo conduz o público a reflexões filosóficas sobre as fronteiras entre o que podemos considerar real e fake na atualidade e também nos espetáculos teatrais. “Temos que pensar criticamente sobre o que as nossas vidas se tornaram e sobre como as tecnologias e o consumo acelerado modificaram o teatro.”
Peça brasiliense
A peça é comandada pelo Grupo Liquidificador e o Grupo Tripé, dois coletivos teatrais famosos de Brasília. Fernando de Carvalho, diretor do espetáculo e membro fundador do Grupo Liquidificador, revelou que o trabalho durou quatro meses e que a experiência de unir os grupos em cena foi especial.
“Trabalhar com dois coletivos em parceria tem sido interessante, porque, mesmo com referências parecidas, cada um tem sua disciplina e sua forma de criar”, afirmou ele. O elenco reúne talentos como Ana Quintas, Fernanda Alpino, Gustavo Haeser, João Pedreira, Kamala Ramers e Larissa Souza.
Serviço
Seis Perfis em Busca de Uma Plataforma
De 13 a 16 de fevereiro e de 20 a 23 de fevereiro, às 20h, no Empório Cultural – ETMB (SCRN 706/707, Bl. D, Lj. 06) Ingressos a partir de R$ 10 (meia-entrada), à venda on-line. Classificação indicativa: 14 anos. As sessões de 14 e 21 de fevereiro terão intérprete de LIBRAS. As sessões de 15 e 22 de fevereiro terão autodescrição.