Deputados da oposição levaram quentinhas vazias para a tribuna da Câmara dos Deputados e protestaram contra suposto esquema de corrupção envolvendo organizações não governamentais (ONGs) “fantasmas” contratadas no programa Cozinha Solidária.
O discurso-protesto foi conduzido pelo deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP). O parlamentar puxou o coro de deputados repertindo a expressão “quentinha vazia” por diversas vezes. Veja vídeo abaixo:
“O Lula se comprometeu em fornecer quentinhas, marmitas para ajudar o povo que não tem o que comer”, disse o parlamentar. “O Lula, fazendo o trabalho de alimentar os pobres, forneceu o quê? Forneceu nada, quentinhas vazias. Os R$ 5 milhões investidos nessas ONGs era tudo mentira”.
Suposto esquema
- A contratação de ONGs pelo Ministério do Desenvolvimento Social, por meio do programa Cozinha Solidária, rendeu críticas da oposição e é investigada.
- As ONGs contratadas deveriam prestar serviços voltados ao combate à fome, por meio da entrega de alimentos à população carente.
- Reportagem do jornal O Globo, entretanto, constatou que o trabalho não foi feito e que uma ONG não funciona no local que deveria ser sua sede.
Lindbergh Farias (PT-RJ), que é vice-líder do governo no Congresso Nacional, chamou a manifestação de “cena ridícula” e defendeu o governo. “Qual a moral de vocês? Vocês votaram na reforma tributária contra zerar o imposto da cesta básica”, disparou.