Viralizou nas redes sociais um momento tão curioso quanto assustador, especialmente, para aqueles que têm medo de aracnídeos. Uma “chuva de aranhas” foi registrada em São Thomé das Letras (MG).
O vídeo, que tem mais de 265 mil visualizações e quase 12 mil curtidas, mostra centenas de aranhas penduradas em uma rede de teias gigante. O fenômeno acontece sazonalmente na região. Veja o vídeo:
As imagens foram registradas pela jovem Bruna Naomí em dezembro de 2024. Segundo a ela, o vídeo foi feito quando ela voltava de uma ida ao supermercado.
De acordo com a explicação de Bruna, o fenômeno não oferece nenhum risco aos humanos. “Acontece no verão, que aqui é a época de calor e umidade. Elas fazem essa teia gigantesca que atravessa a estrada, passam o dia dormindo e saem no fim da tarde”, contou.
O nome da espécie da aranha é Parawixia bistriata.
Apesar de o vídeo parecer uma cena de filme de terror, Bruna afirma que essa é uma das vantagens de morar no interior. “Quando me perguntam por que saí de SP capital para morar numa roça em Minas Gerais, é por cenas como essas, voltando de uma simples ida ao mercado!”, declarou.
A aranha registrada no vídeo, geralmente, vive no Cerrado brasileiro, mas também é encontrada na Amazônia, no Nordeste e no Sudeste do Brasil. Fora do país, há registros na América Central.