O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma brincadeira nesta quarta-feira (8/1) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes durante a cerimônia em memória dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O evento ocorreu no Palácio do Planalto.
Durante discurso, Lula se referiu ao magistrado como “Xandão” e brincou que “ninguém vai parar” de chamá-lo pelo apelido.
“Eu tenho 79 anos de idade, já vivi muito, vivendo a vida da Suprema Corte brasileira e nunca conheci um ministro da Suprema Corte que tivesse um apelido. Um apelido dado pelo povo chamado Xandão. É um apelido que já pegou”, disse o presidente, arrancando risadas da plateia.
“E desse apelido você nunca mais vai se libertar, pode ficar sério. E não adianta ficar nervoso que ninguém vai parar de te chamar de Xandão”, completou.
Veja:
A cerimônia contou com a entrega de obras restauradas que foram danificadas durante a invasão às sedes dos Três Poderes, em janeiro de 2023, um “abraço da democracia” na Praça dos Três Poderes. Ao longo da fala, o titular do Planalto também fez referência à ditadura militar.
“Hoje é dia de dizer em alto e bom som: ainda estamos aqui. Para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 2022… de 2023. Estamos aqui para dizer: ditadura nunca mais, democracia sempre”, afirmou.