Um homem foi preso em flagrante nesta segunda-feira (6/1), em Santa Maria, no Distrito Federal, após tentar matar a ex-companheira com uma machadinha. O crime ocorreu no último domingo (5/1), no Riacho Fundo I, e é investigado como tentativa de feminicídio. A Justiça converteu a prisão em preventiva durante audiência de custódia.
Segundo a denúncia, o agressor foi até a casa da vítima no início da manhã. A mulher, que estava com o filho de 1 ano, abriu o portão, visto que o homem não havia causado problemas em visitas anteriores. No entanto, ele teria a empurrado e tentado fechar o portão enquanto fazia ameaças de morte.
A vítima, então, assustada, gritou por socorro e tentou impedir que o portão fosse fechado, jogando a chave para fora. Em depoimento, o homem a agrediu com socos e tapas e tentou retirar uma machadinha da mochila. Durante a luta, ela conseguiu desarmá-lo, pegar o objeto e fugir para pedir ajuda aos vizinhos.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi acionada e levou a vítima até a 29ª Delegacia de Polícia (Riacho Fundo), onde ela solicitou medidas protetivas e registrou queixa contra o agressor que fugiu após a tentativa de feminicídio. A machadinha foi apreendida e será periciada. Após buscas ao longo da madrugada, o suspeito foi encontrado em Santa Maria, monitorado em dois endereços associados a ele.
O homem não resistiu à prisão e alegou ter agido em “legítima defesa da honra”. A vítima, que sofreu lesões, foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito. Ela optou por não ir para a Casa Abrigo e manifestou o desejo de manter a guarda do filho. O caso segue sob investigação com base na Lei Maria da Penha. O agressor continua preso à disposição da Justiça.