Os moradores do Distrito Federal terão um desconto na conta de energia elétrica referente ao mês de janeiro deste ano. O valor abatido na fatura poderá ser de até R$ 46.
Segundo a Neoenergia, o desconto será concedido aos clientes proprietários de imóveis residenciais e rurais do DF, cujo consumo foi inferior a 350 quilowatts-hora (kWh) por mês durante o ano de 2023. O cálculo do desconto será feito de acordo com o consumo de cada cliente.
O valor total que será abatido das contas dos quase 1 milhão de moradores elegíveis do DF chega a mais de R$ 18 milhões, segundo a empresa.
A bonificação foi possível devido à distribuição do resultado positivo da comercialização da energia da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional, conforme resolução da Agência de Energia Elétrica Nacional (Aneel).
O valor do bônus de Itaipu geralmente é estabelecido pela Aneel até junho de cada ano, mas, neste ano, o processo foi suspenso a pedido do Ministério de Minas e Energia, e será praticado apenas em janeiro deste ano.