Os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e dos Transportes, Renan Filho, disseram nesta terça-feira (23/1) que a prorrogação do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto) vai custar R$ 2 bilhões em 2024.
“A gente estima que o Reporto possa dar R$ 4 bilhões a R$ 5 bilhões em cinco anos. São R$ 2 bilhões em 2024, mas a ideia é que isso vá diminuindo ano a ano”, disse Silvio Costa Filho. Os custos ainda estão sendo fechados e vão depender do volume de investimentos do setor privado.
Segundo Renan Filho, para cada real de investimento, o setor produtivo investe R$ 50, diretamente e em outros investimentos correlatos. “Tem uma sinergia muito grande, por isso tem impulsionamento significativo”, salientou.
A prorrogação do Reporta foi apresentado pelos ministros de Portos e Aeroportos e dos Transportes, ao lado do titular da Fazenda, Fernando Haddad, em coletiva de imprensa realizada nesta tarde, em Brasília.
Ministro da Fazenda Fernando Haddad, o ministro dos Transportes,Renan FIlho, juntamente com o ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho
Ministros dos Transportes, Renan Filho; da Fazenda, Fernando Haddad; e dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Cezinha de Madureira, presidente da comissão de viação e transporte
Cezinha de Madureira, presidente da Comissão de Viação e Transporte
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O Ministro da Fazenda Fernando Haddad, o ministro dos Transportes no governo Lula 4
Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
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O Ministro da Fazenda Fernando Haddad, o ministro dos Transportes governo lula 4
Ministro dos Transportes, Renan Filho
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Ministro da Fazendo Fernando Haddad apresenta Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária-Reporto 3
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
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O Ministro da Fazenda Fernando Haddad, o ministro dos Transportes governo lula 3
Fernando Haddad e Renan Filho
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Haddad ressaltou a importância de desonerar investimentos e exportações. Ele lembrou que a balança comercial brasileira encerrou 2023 batendo recordes históricos.
No acumulado do ano passado, a balança comercial do Brasil teve um saldo positivo de US$ 98,838 bilhões, o maior da série histórica iniciada em 1989. Isso significa que as exportações superaram as importações no período. Quando ocorre o contrário, há déficit.
Em 2023, as exportações somaram US$ 339,673 bilhões, e as importações, US$ 240,835 bilhões.