spot_img
segunda-feira, 21 abril, 2025
More
    spot_img
    HomeSaúdeDoenças cardiovasculares matam uma a cada três mulheres, diz estudo

    Doenças cardiovasculares matam uma a cada três mulheres, diz estudo

    -

    As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito no Brasil e no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). As mulheres, porém, são um grupo de maior risco ainda.

    Segundo o estudo Women’s Ischemia Syndrome Evaluation (WISE), uma a cada três mulheres morrem por doenças cardiovasculares. Dessas, 47% são em decorrência de doenças arteriais coronarianas, também conhecidas como infartos do miocárdio.

    Em muitos casos, mulheres que sentem sintomas dessas patologias podem receber diagnósticos incorretos e, por isso, demorar mais para descobrir o problema.

    “O estudo WISE nos mostra que mais de 60% das mulheres que chegaram ao pronto-socorro com queixa de dor no peito não possuíam obstrução, o que, às vezes, leva a um diagnóstico errôneo. Desta forma, elas acabam sendo liberadas mais cedo do que o recomendado”, explica a cardiologista Salete Nacif.

    “As mulheres possuem artérias mais finas, oscilação hormonal, gravidez e a própria predisposição genética. Geralmente, as doenças cardiovasculares afetam mulheres acima dos 60 anos, mas, nos últimos anos, temos visto um crescimento significativo na faixa dos 40. Por isso, é fundamental realizar acompanhamento de rotina e, ao sentir qualquer sintoma cardíaco, procurar um atendimento médico de urgência”, alerta a médica.


    0

    Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

    Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts