As cólicas podem ser um verdadeiro incômodo na rotina durante o ciclo menstrual. Por isso, quem sofre dessas dores geralmente utiliza remédios anti-inflamatórios não esteroides e analgésicos de venda livre para reduzir o desconforto. Mas o uso excessivo desses medicamentos pode trazer sérios prejuízos à saúde.
Segundo o ginecologista especializado em endometriose Patrick Bellelis, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), o uso indiscriminado de analgésicos e anti-inflamatórios pode provocar problemas gastrointestinais, renais e elevar o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Os sintomas do uso abusivo de analgésicos e anti-inflamatórios variam de acordo com a classe dos medicamentos. No entanto, entre os sintomas mais comuns estão úlceras estomacais, sangramento e dores de estômago. Além disso, podem ocorrer dores de cabeça, complicando ainda mais a situação de quem busca alívio.
Outra consequência do uso frequente é que esses medicamentos podem disfarçar sintomas de doenças mais graves, como a endometriose. A condição causa dores intensas que dificultam a realização de tarefas diárias e pode levar à infertilidade se não for tratada.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.