O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (7/12), dois novos avisos de chuvas intensas que cobrem a maior parte do país. São alertas amarelo e laranja (que significa graus diferentes de perigo) de chuvas intensas. Os prognósticos são válidos até as 10 horas desta segunda-feira (8/12).
Leia também
-
Semana começa com alerta de chuvas no DF; confira a previsão do tempo
-
Lixo espacial pode afetar GPS, comunicações e previsão do tempo?
-
Neblina e alerta de granizo: confira a previsão do tempo nesta quarta
-
Veja previsão do tempo em São Paulo no feriado da Consciência Negra
O alerta laranja de perigo abrange uma extensa faixa central do país. Segundo o Inmet, nessas áreas, o volume de chuva pode variar entre 30 e 60 mm/h ou chegar a até 100 mm/dia. Nas regiões afetadas também é esperado rajadas intensas, variando de 60 a 100 km/h.
As áreas sob alerta laranja incluem Amazonas, Pará, Tocantins, todo o Centro-Oeste, interior de São Paulo e Minas Gerais e norte do Paraná.
Alerta laranja de chuvas intensas
O Inmet publicou também um aviso de alerta amarelo de perigo potencial que cobre praticamente o restante do país. Nessas regiões, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Embora o risco seja menor em comparação à faixa laranja, ainda há possibilidade de quedas de energia e alagamentos pontuais.
Alerta amarelo para chuvas intensas



