A história de um trem de carga com 47 vagões cruzou mais de 100 quilômetros em alta velocidade, sem ninguém na cabine, é até hoje um dos episódios mais tensos do sistema ferroviário norte-americano. A história real, que ocorreu em 2001, serviu como base para o filme Incontrolável (2010).
Dirigido por Tony Scott e estrelado por Chris Pine, Denzel Washington e Rosario Dawson, o filme acompanha a história de um condutor e um maquinista que precisam agir juntos para evitar que a cidade seja destruída, já que a locomotiva conta com uma carga de produtos tóxicos.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Imparável foi lançado em 2010 e estrelado por Estrelada por Chris Pine e Denzel Washington
Divulgação
2 de 3
Imparável foi lançado em 2010 e estrelado por Estrelada por Chris Pine e Denzel Washington
Divulgação
3 de 3
Imparável foi lançado em 2010 e estrelado por Estrelada por Chris Pine e Denzel Washington
Divulgação
Baseado em uma história real
O incidente que deu origem ao filme ocorreu durante uma manutenção de rotina no pátio ferroviário. engenheiro movia os vagões para ajustes em um sistema de troca de trilhos quando, por engano, acelerou a locomotiva em vez de acionar os freios.
Leia também
-
Ana Lúcia Torre chora ao revelar que enfrenta problemas de memória
-
Três Graças: o que vai acontecer com Claudia após atropelamento
-
Stranger Things: o que você precisa saber antes de ver a 5ª temporada
-
Tudo é Justo: série com Kim Kardashian é renovada para 2ª temporada
Ao perceber o erro, tentou retornar ao trem, mas escorregou em uma escada molhada pela chuva e acabou sendo arrastado por alguns metros antes de conseguir se soltar. A situação se tornou ainda mais perigosa justamente porque dois vagões transportavam fenol fundido, uma substância altamente tóxica e inflamável.
Na vida real, a locomotiva ultrapassou os 80 km/h enquanto seguia desgovernada pelos trilhos do trem e causou uma pânico entre a equipe da empresa CSX, responsável pela operação.
O trem só foi parado após cerca de duas horas descarrilhando sem condutor e somente com a ajuda de um grupo de profissionais. O maquinista Jon Hosfeld foi quem teve maior destaque, pois foi quem acionou os freios do trem em uma manobra extrema, pulando de um outro trem em movimento com um salto de 1 metro entre os dois veículos, quando eles se cruzaram.
“Eu tinha apenas uma chance. Eu pensei: “Eu tenho que focar. Eu preciso acertar isso’”, revelou o homem em entrevista de 2010 ao The Philadelphia Inquirer.
A história inspirou o filme Incontrolável, lançado em 2010, que foi exibido nesta terça-feira (25/11), na Sessão da Tarde. Apesar do caso ter inspirado o filme, várias liberdades criativas foram tomadas pelo diretor na condução do longa. O filme foi um sucesso com a crítica e soma 87 % de aprovação no Rotten Tomatoes, site que agrega críticas de cinema e televisão.



