O Partido Liberal (PL) manifestou, nesta sexta-feira (18/7), repúdio à operação da Polícia Federal (PF), que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e no escritório dele. Segundo o partido, a medida determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) é “desproporcional”.
“Se o presidente Bolsonaro sempre esteve à disposição das autoridades, o que justifica uma atitude dessa?”, questionou o partido, em nota.
Operação
- A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta sexta, dois mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e no escritório dele, ambos em Brasília (DF).
- A operação da PF foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro é acusado de participar da tentativa de golpe de Estado.
- Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica. O ex-presidente também não poderá usar redes sociais, comunicar-se com embaixadores e diplomatas estrangeiros e nem pode se aproximar de embaixadas.
Em nota assinada pelo presidente nacional do PL, o partido afirma que “considera a medida determinada pelo Supremo Tribunal Federal desproporcional, sobretudo pela ausência de qualquer resistência ou negativa por parte do presidente Bolsonaro em colaborar com todos os órgãos de investigação”.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
PF realiza operação na casa de Jair Bolsonaro, em Brasília
Neila Guimarães/Metrópoles2 de 3
Residência do ex-presidente é no Jardim Botânico
Neila Guimarães/Metrópoles3 de 3
Buscas também acontecem no escritório político de Bolsonaro, na sede do PL
Neila Guimarães/Metrópoles
“Reafirmamos nossa confiança no presidente Jair Bolsonaro, seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e com a verdade”, completou.
A defesa do ex-presidente se manifestou, afirmando que “recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário”.
Moraes ordenou ainda que Bolsonaro cumpra recolhimento domiciliar das 19h às 7h e nos finais de semana. Ele também está restrito de comunicar-se com embaixadores e diplomatas estrangeiros e nem pode se aproximar de embaixadas.