O chef de cozinha Igor de Paula Ataíde, de 30 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (17/7), em Brasília, após uma vida marcada por batalhas pela saúde. Internado na UTI do Hospital Santa Lúcia, ele sofria de uma doença rara que fazia o próprio organismo destruir células saudáveis, provocando anemia grave e precisando de pelo duas bolsas de sangue por dia.
Uma campanha divulgada pelo Metrópoles chegou a tentar mobilizar moradores do Distrito Federal com sangue O + a realizar doações.
Leia também
Igor enfrentou desafios desde o nascimento: veio ao mundo com um defeito raro no fígado e precisou de cirurgia ainda bebê. Seu pai, Jadir, dedicou anos cuidando da saúde em corridas e até largando bebidas alcoólicas para ser um doador apto, mas quando chegou a hora, Igor precisou de um fígado completo, obtido por doação cadavérica.
Após um transplante bem-sucedido, ele viveu mais 10 anos até que uma nova doença grave surgiu, fazendo o próprio corpo atacar suas células e tornando imprescindível a doação de sangue para sobreviver.
Principais locais para doação de sangue em Brasília, onde você pode ajudar pacientes com problemas semelhantes ao de Igor:
Em Brasília, as doações de sangue podem ser feitas no Hemocentro, localizado na Asa Norte, na Estrada Parque Indústrias Gráficas, Área Especial 8. O local também realiza o cadastro de doadores de medula óssea e atende pelos telefones (61) 99136-2495 (WhatsApp) e (61) 3327-4413.
Outra opção é o GSH Banco de Sangue de Brasília, no Centro Clínico Advance I, próximo ao Hospital DF Star, com atendimento pelos números (61) 99695-9209 (WhatsApp) e (61) 3011-7532.