spot_img
More
    spot_img
    HomeBrasilQuaest: 85% dos brasileiros desaprovam aumento no número de deputados

    Quaest: 85% dos brasileiros desaprovam aumento no número de deputados

    -

    Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16/7), mostra que 85% dos brasileiros desaprovam a medida que aumenta o número de deputados de 513 para 531. Apenas 9% aprovam o ato e outros 6% não sabem ou não responderam sobre a questão.

    A desaprovação é ainda maior para aqueles que possuem ensino superior completo, alcançando cerca de 93%. Para quem tem até o ensino fundamental, a rejeição é 76%.

    O aumento do número de deputados não é bem visto por eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e nem pelos de Jair Messias Bolsonaro (PL). Respectivamente, a desaprovação da ação é de 85% e 87% para os grupos.

    A reprovação atinge um patamar superior para quem não é petista, mas ainda se considera como alguém de esquerda, alcançando 91%. Cerca de 19% das pessoas que se consideram petistas e lulistas aprovam.

    Os dados não variam muito em relação à faixa etária, superando sempre uma rejeição de mais de 80%. Para homens, a rejeição é de 89%, o que é 10 pontos percentuais acima do nível das mulheres.

    Leia também

    Houve uma divisão mais clara quanto ao conhecimento do aumento no número de deputados. A pesquisa mostrou que 53% dos entrevistados sabiam da medida, 44% não conheciam e 3% não sabiam ou não responderam.

    A pesquisa Genial/Quaest foi feita entre 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas e margem de erro de 2 pontos percentuais. A coleta de dados foi feita face a face com questionários estruturados

    “No primeiro estágio sorteamos 120 municípios através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), com base na população acima de 16 anos; no segundo estágio, sorteamos setores censitários com PPT a partir do tamanho da população por setor; no terceiro estágio, definimos um número fixo de habitantes a ser entrevistado, em cada setor, segundo as cotas de região, sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar e população economicamente ativa (PEA)”, indicou o levantamento sobre a amostragem.

    Lula decide vetar projeto

    Conforme mostrou a coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, o presidente Lula decidiu, nesta quarta-feira (16/7), vetar o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que aumentava o número de deputados federais dos atuais 513 para 531.

    A decisão foi tomada pelo petista durante uma reunião com auxiliares no Palácio da Alvorada, na tarde da quarta-feira, último dia do prazo para o presidente sancionar ou vetar a proposta.

    Participaram do encontro com Lula no Alvorada, segundo apurou a coluna, os ministros Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Sidônio Palmeira (Secom) e Jorge Messias (AGU).

    Inicialmente, Lula foi aconselhado por auxiliares a não sancionar nem vetar o projeto no prazo, o que transferiria a decisão para o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP).

    No entanto, após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), patrocinar a derrubada do decreto do governo do IOF, ministros aconselharam Lula a vetar a proposta.

    Willian Carvalho de Menezes
    Willian Carvalho de Menezes
    Jornalista Profissional (0014562/DF) e fotojornalista com 20 anos de experiência na cobertura de fatos que marcaram o Distrito Federal e o Brasil. Atualmente estou à frente do portal Clique DF, onde combino meu olhar jornalístico com a sensibilidade da fotografia para informar com responsabilidade, profundidade e compromisso com a verdade.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,400SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts