O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), lamentou nesta terça-feira (13/5) o falecimento do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica, de 89 anos.
“Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do Mercosul, da Unasul e da Celac, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas”, afirmou o Itamaraty em nota.
Em dezembro de 2024, Mujica recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros.
A morte de Mujica foi confirmada pelo atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi. “Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu.
Mujica anunciou em abril de 2024 que enfrentava um tumor no esôfago, e havia recentemente entrado em cuidados paliativos. Ele governou o Uruguai entre 2010 e 2015.