A alergia a pets é uma condição comum que atinge entre 15% e 20% da população mundial, de acordo com dados da The Asthma and Allergy Foundation of America (AAFA). Apesar disso, muitas pessoas optam por compartilhar a vida com cães e gatos, tornando essencial a adoção de medidas que garantam um ambiente saudável tanto para os tutores quanto para os pets.
Produtos que prometem eliminar sintomas alérgicos muitas vezes comprometem a saúde dos animais, expondo-os a substâncias agressivas. Por isso, saber escolher as fórmulas adequadas é essencial. “O cuidado com os pets não se resume a banhos semanais ou a tratamentos pontuais quando algo sai do comum. É uma rotina, que deve ser mantida independentemente da presença de alergias no tutor”, explica Julinha Lazaretti, bióloga e cofundadora da Alergoshop.
Segundo a especialista, muitas pessoas só buscam opções seguras quando já apresentam sintomas alérgicos, negligenciando a importância de produtos que garantam conforto para ambos. No entanto, além de investir em produtos adequados para os cuidados diários, manter a higiene do ambiente e adotar hábitos simples faz toda a diferença.
Confira medidas que transformam a rotina do pet e do tutor, tornando a convivência mais segura e agradável.
1. Escolha um shampoo adequado
O banho dos pets precisa ser realizado com produtos que preservem a saúde da pele e da pelagem. Shampoos formulados com ingredientes suaves são os mais indicados, pois evitam irritações e ressecamento.
A presença de ativos como ceramidas III, aloe vera e camomila auxilia na reparação cutânea, prevenindo inflamações e coceiras. Além de garantir a saúde do pet, a escolha correta do shampoo contribui para um ambiente mais confortável ao tutor alérgico, reduzindo a liberação de partículas alergênicas no ambiente.
2. Invista em um fluido hidratante
Manter a pele do pet hidratada também faz toda a diferença para sua saúde e bem-estar. Quando a barreira cutânea está fortalecida, as chances de dermatites e descamações são reduzidas, proporcionando mais conforto ao animal.
A bióloga explica que a hidratação frequente da pele do pet impede o ressecamento e evita o acúmulo de partículas que agravam quadros alérgicos. Aplicar um fluido hidratante durante a escovação permite uma distribuição uniforme do produto e facilita a remoção de impurezas da pelagem. Esse cuidado diário fortalece a pele do pet e reduz a dispersão de alérgenos no ambiente.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!