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segunda-feira, 7 abril, 2025
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    HomeBrasilFrigorífico retira post de Leonardo do Instagram após processo. Veja

    Frigorífico retira post de Leonardo do Instagram após processo. Veja

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    O perfil no Instagram do Frigorífico Goiás amanheceu nesta segunda-feira (7/4) sem o destaque com o nome do cantor Leonardo, que era mantido no alto da página até sexta-feira (4/4) pelo menos, conforme checagem da reportagem.

    A empresa é alvo de ação judicial por danos morais, protocolada em março pelos advogados do sertanejo no Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). Eles questionam o uso indevido da imagem do cantor pelo frigorífico para divulgar e lucrar com a venda de kits de churrasco.

    Até sexta, o destaque com o nome “Leonardo” aparecia na página, conforme print feito pelo Metrópoles. A publicação referente ao cantor era mantida entre os destaques do sertanejo Gusttavo Lima e do empresário Rafael Vannucci. Veja:

    imagem colorida de destaque com o nome do Leonardo no perfil do frigorífico Goiás
    Print da página do Instagram do Frigorífico Goiás, feito na sexta-feira (4/4). Destaque do Leonardo aparecia no alto da página

    No sábado (5/4), o Metrópoles revelou, em primeira mão, detalhes da ação movida pela defesa de Leonardo contra a empresa. No mesmo dia, o empresário dono do Frigorífico Goiás, Leandro Batista da Nóbrega, disse que o cantor havia entrado em contato com ele, dizendo que retiraria o processo.

    Em entrevista ao Metrópoles, na coluna Grande Angular, Nóbrega relatou: “Ele [Leonardo] me disse que não sabia [do processo] e que foi ideia da assessoria. Mandou tirar o processo e demitiu o responsável”. Nesta segunda, no entanto, após a repercussão do caso, a página da empresa no Instagram aparece sem o destaque referente ao sertanejo:

    imagem colorida de perfil da empresa frigorífico goiás sem o destaque referente ao cantor leonardo
    Perfil do Frigorífico Goiás retirou destaque com postagem do cantor Leonardo

    Entenda o caso

    Conforme a ação protocolada pelos advogados de Leonardo no dia 11 de março deste ano, o cantor e a empresa Talismã, da qual ele é dono e que detém os direitos de uso da imagem do sertanejo, pleiteiam uma indenização de R$ 600 mil pelo dano causado.

    “A empresa requerida tem se utilizado de forma ilegítima e desautorizada das imagens do ‘cantor Leonardo’ para auferir lucro de forma indevida”, diz o texto da petição.

    Tudo começou em 2020, quando o cantor recebeu em casa um presente do Frigorífico Goiás, que era uma caixa com peças de carnes para churrasco. Como forma de agradecimento, Leonardo publicou o “recebido” nas redes sociais e uma foto segurando a caixa. A postagem, inclusive, foi republicada pelo perfil da empresa, à época.

    Até hoje, no entanto, conforme ata notarial registrada em cartório no dia 28 de fevereiro deste ano e inserida na petição do caso, o frigorífico segue utilizando a imagem do sertanejo, feita em 2020, para promover, sem autorização dele, kits de churrasco na rede social e até no site da empresa. Veja:

    Imagem colorida de Imagem de Leonardo sendo utilizada pelo Frigorífico Goiás para vender kits de churrasco - Metrópoles
    Imagem de Leonardo sendo utilizada pelo Frigorífico Goiás para vender kits de churrasco pelo site
    imagem colorida de imagens de ata notorial, registrada em cartório no dia 28 de fevereiro de 2025
    Registros de divulgações no perfil da empresa, no Instagram, com imagem do cantor Leonardo, conforme ata registrada em cartório

    Tutela de urgência

    Os advogados de Leonardo pedem tutela de urgência para o caso, ou seja, antes mesmo do julgamento do mérito, eles pedem que a empresa pare de utilizar e explorar a imagem do cantor por qualquer forma ou meio de divulgação e que, assim que notificada, ela providencie a retirada da imagem do sertanejo de qualquer negócio, produto ou serviço oferecido em um prazo improrrogável de 24 horas.

    “Absurdo uma empresa de tão alta reputação locupletar-se às custas da boa fama e renome que o artista Leonardo construiu ao longo de sua vida profissional, circunstâncias com as quais não podemos concordar, e o Judiciário deve rechaçar”, afirma a defesa do cantor na petição.

    O Metrópoles entrou em contato com a assessoria do sertanejo e aguarda um posicionamento sobre o caso.

    Frigorífico da “Picanha do Mito”

    O Frigorífico Goiás já teve como sócio o também cantor sertanejo Gusttavo Lima. Em 2022, no dia da eleição, a empresa lançou promoção de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), vendendo peças de picanha por R$ 22, número dele na disputa eleitoral, o que gerou tumulto na porta do estabelecimento, em Goiânia (GO), e resultou na morte de uma mulher, que passou mal no meio da multidão.

    O frigorífico foi alvo de determinação judicial para suspender a promoção, sob pena de multa de R$ 10 mil por hora. A Justiça entendeu que houve “conduta possivelmente abusiva do poder econômico em detrimento da legitimidade e isonomia do processo eleitoral”.

    Dias depois, em ação do Procon no local, foram encontrados produtos vencidos e carnes sem data de validade. O estabelecimento foi autuado.

    Até hoje, a empresa associa os produtos a políticos de direita. A “picanha do Bolsonaro” segue sendo comercializada, com a imagem do ex-presidente estampada na embalagem, assim como opções que possuem a imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Argentina, Javier Milei.

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