spot_img
segunda-feira, 31 março, 2025
More
    spot_img
    HomeBrasilIBGE mostra quais cidades concentram gestão no Brasil. Veja

    IBGE mostra quais cidades concentram gestão no Brasil. Veja

    -

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (26/3), a nova edição do estudo Gestão do Território. A pesquisa identifica os municípios que exercem papel central na administração pública e empresarial no Brasil, classificando-os conforme sua importância na rede urbana do país.

    O levantamento aponta que, em 2024, apenas 39,1% das cidades brasileiras (2.176 municípios) desempenhavam essa função, um número ligeiramente menor do que em 2014, quando esse percentual era de 39,6% (2.204 municípios). Isso significa que a quantidade de cidades com influência sobre outras diminuiu nos últimos dez anos.

    table visualization

     

    A gestão do território estuda como as cidades brasileiras se organizam e se conectam, identificando os fluxos de gestão entre elas e classificando os centros urbanos de acordo com sua importância na administração do espaço.

    Assim, é possível entender quais regiões exercem maior influência no país, concentrando a capacidade de comando e controle, além de considerar tanto a atuação do Estado quanto das empresas privadas na dinâmica territorial.

    table visualization

    Cidades com maior influência empresarial

    Neste estudo do IBGE, a gestão empresarial analisa o papel das empresas na economia, avaliando seu impacto na geração de empregos e na movimentação financeira. Além disso, busca entender como elas contribuem para o valor adicionado bruto, a produtividade do trabalho e a receita líquida, elementos fundamentais para o crescimento econômico e a competitividade dos negócios.

    Desta forma, na esfera empresarial, São Paulo (SP) lidera o ranking das cidades que concentram a gestão de empresas no país, seguido por Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Além da capital paulista, municípios da região metropolitana, como Barueri, Osasco e Guarulhos, também exercem forte influência.

    O estudo também analisou as chamadas empresas multilocalizadas, ou seja, aquelas que possuem unidades em diferentes municípios. Em 2012, essas empresas representavam 1,86% do total pesquisado, número que subiu para 2,18% em 2021.

    Apesar de parecer pequeno, esse percentual demonstra que elas estão presentes em praticamente todo o Brasil, já que atuavam em 99,9% dos municípios naquele ano. Entre os setores de maior destaque dessas empresas em 2021, estavam o transporte e o comércio varejista de vestuário, além de três segmentos ligados à saúde.

    Em gestão pública, Brasília lidera

    A gestão pública está voltada para a administração eficiente dos setores públicos, garantindo que os serviços essenciais funcionem bem e atendam às necessidades da população. Isso envolve o controle e a coordenação de políticas e ações governamentais para promover o bem-estar social e o desenvolvimento do país.

    No setor público, Brasília (DF) se mantém como principal centro de decisões do país, seguida por Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Recife (PE).

    4 imagens

    Lago do Parque Ibirapuera, em São Paulo

    Galo da Madrugada, em Recife
    1 de 4

    Felipe Menezes/Metrópoles

    2 de 4

    Lago do Parque Ibirapuera, em São Paulo

    William Cardoso/Metrópoles

    3 de 4

    marchello74/Getty Images

    4 de 4

    Galo da Madrugada, em Recife

    Diego Nigro/ PCR

    De forma geral, a liderança da Gestão do Território no Brasil segue concentrada em três grandes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

    Destaques fora das capitais

    Entre os municípios que ocupam posições mais elevadas na hierarquia da gestão territorial, Campinas (SP) se destaca como a única cidade que não é capital.

    Já Itajaí (SC) aparece como o município mais influente entre aqueles que não são capitais nem fazem parte de metrópoles, ocupando a 26ª posição nacional.

    O bom desempenho de Itajaí se deve, principalmente, ao grande número de empresas multilocalizadas presentes na cidade, superando até mesmo algumas capitais, como Manaus (AM), Cuiabá (MT) e Belém (PA).

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts