spot_img
More
    spot_img
    HomeBrasilAluno que pintou suástica no rosto em formatura é alvo de busca

    Aluno que pintou suástica no rosto em formatura é alvo de busca

    -

    A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI), da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, cumpriu, nesta quinta-feira (13/3), dois mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao estudante Vinícius Krug. O universitário tentou participar da cerimônia de formatura com uma suástica pintada no rosto, em fevereiro.

    Na operação, foram apreendidos computadores e celulares, que serão encaminhados para análise. O jovem formava-se em engenharia de minas.


    O que aconteceu

    • Vinícius Krug de Souza foi impedido de participar da colação de grau, em 18/2, com o símbolo da suástica no rosto.
    • A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) registrou a ocorrência.
    • De acordo com a universidade, ao ser questionado, ele afirmou que o símbolo no rosto era hindu e negou que estivesse fazendo apologia ao nazismo.
    • A Polícia Civil instaurou um inquérito, e o caso é investigado pela Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI).

    Os equipamentos foram apreendidos com apoio do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV) em Porto Alegre e Novo Hamburgo, na Região Metropolitana da capital gaúcha.

    4 imagens

    Caso Vinícius Krug de Souza escolhesse não apagar seria encaminhado diretamente à Polícia Federal

    Momento em que Vinicius Krug de Souza dirige hostilidade à plateia
    O estudante Vinícius Krug de Souza alegou que a figura fazia alusão à religião hindu
    1 de 4

    Polícia Civil

    2 de 4

    Caso Vinícius Krug de Souza escolhesse não apagar seria encaminhado diretamente à Polícia Federal

    Reprodução

    3 de 4

    Momento em que Vinicius Krug de Souza dirige hostilidade à plateia

    Reprodução

    4 de 4

    O estudante Vinícius Krug de Souza alegou que a figura fazia alusão à religião hindu

    Reprodução

    Como parte do andamento das investigações, até o momento, o deputado estadual Leonel Radde (PT), o vice-reitor da UFRGS, que presidia a formatura, e o coordenador de Segurança da universidade foram ouvidos pela polícia. Novas testemunhas devem prestar depoimento na próxima semana.

    O que diz a defesa

    Os advogados de defesa de Vinícius, Jader Santos e Olga Popoviche, se manifestaram em nota sobre o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

    De acordo com eles, não existe oposição alguma ao mandado, uma vez que têm “plena confiança de que as investigações demonstrarão a total inexistência de qualquer elemento que justifique um indiciamento”.

    “Reiteramos que Vinícius jamais fez apologia ao nazismo ou qualquer ideologia extremista, sendo vítima de um equívoco interpretativo amplificado por setores que, sem compromisso com a verdade, distorceram os fatos e lançaram acusações infundadas contra ele. O próprio conjunto probatório que vem sendo reunido demonstrará que seu histórico, posicionamento e círculo social são totalmente incompatíveis com qualquer vinculação a movimentos de extrema-direita ou ideologias nazistas“, alega o restante da nota.

    Willian Carvalho de Menezes
    Willian Carvalho de Menezes
    Jornalista Profissional (0014562/DF) e fotojornalista com 20 anos de experiência na cobertura de fatos que marcaram o Distrito Federal e o Brasil. Atualmente estou à frente do portal Clique DF, onde combino meu olhar jornalístico com a sensibilidade da fotografia para informar com responsabilidade, profundidade e compromisso com a verdade.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,400SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts